Acesse os Programas, Ações e Projetos da Prefeitura Municipal de Alagoinhas.
Descrição da ação: ESSE EVENTO TEM COMO OBJETIVO A CONSCIETIZAÇÃO DE TODOS SOBRE A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO.
Metas: CONSCIENTIZAR OS MAIS DE 152 MIL HABITANTES DO MUNICÍPIO DE ALAGOINHAS SOBRE AS LEIS DE TRÂNSITO.
Resultados: HOUVE UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NA QUANTIDADE DE SINISTROS E ACIDENTES NA ÁREA URBANA.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: A Caravana da Alegria foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em alusão ao dia das crianças e teve como objetivo oportunizar as crianças em situação de vulnerabilidade social que residem nos Conjuntos Habitacionais de Alagoinhas e localidades da Zona Rural, as quais tiveram, através desse evento, acesso a atividades lúdicas, gastronômicas e de sociabilidade. As ações iniciaram no dia 04 de outubro de 2021 e perdurou até o dia 18 de outubro. Foram realizadas atividades lúdicas com presença de palhaço, distribuição de lanches, sucos, refrigerantes, pipoca e algodão doce. Também foram instalados brinquedos infláveis e distribuição de brinquedos (bolas, bonecas e carrinhos) para todas as crianças.
Metas: A meta foi atender um público de cerca de 20 mil famílias.
Resultados: O quantitativo de 20 mil crianças foi atendido e proporcionou a estas um dia especial, onde houve plena satisfação de todos, incluindo as Associações e moradores envolvidos nas ações.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: A ação visou através da arte , discutir LGBTfobia, machismo, e empoderado feminino, onde ocorreram apresentações de dança , recitais de poesia e apresentações musicais.
Metas: Foram atendidas 105 pessoas.
Resultados: O resultado foi o esperado , onde houve representações de movimentos sociais, participação efetiva do público e construção de atividades coletivas.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: A ação teve como propósito garantir um momento de lazer e interação social às famílias acompanhadas pelos CRAS, além de estimular o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Foram ofertados brinquedos infláveis, pintura no rosto, distribuição de algodão doce, panetone, bolo, lanche e a presença do símbolo natalino na figura do Papai Noel.
Metas: A meta foi atender um público de cerca de 24 mil famílias distribuídas entre os 04 (quatro) CRAS do município, além da presença do público de 250 famílias no CREAS , 50 mulheres no CRAM e 100 pessoas na Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua.
Resultados: Os resultados foram satisfatórios, com a participação das famílias e também com as apresentações natalinas das crianças, adolescentes, adultos e idosos pertencentes aos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Desse modo, foi estimulada à cultura da paz em todos os momentos.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: A Vila da Páscoa foi um evento da Secretaria Municipal de Assistência Social, que ocorreu nos quarto CRAS do município, em parceria com o Programa Criança Feliz, onde foi proporcionado o fortalecimento de vínculos entre famílias, CRAS e comunidade. Desse modo, ocorreram apresentações culturais dos grupos do SCFV e PAIF, entrega de Ovos de Páscoa e Lanches e atividades lúdicas do Programa Criança Feliz.
Metas: Foram distribuídos 3.300 ovos de Páscoa e 4.500 kits de lanches.
Resultados: O resultado foi satisfatório, com a meta de ovos de Páscoa e kits de lanches alcançada e a satisfação da comunidade.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: A Caravana do Afeto foi um evento da Secretaria Municipal de Assistência Social em homenagem ao dia das mães, que ocorreu nos quatro CRAS do município, no CIAS, no CREAS e nas comunidades de Alagoinhas IV e do Bananal, onde foi proporcionado o fortalecimento de vínculos entre famílias, CRAS, CREAS e comunidade. Desse modo, ocorreram apresentações culturais dos grupos do SCFV e da equipe técnica, atividades recreativas como o bingo e o buffet exclusivo para mães, filhos e famílias.
Metas: A meta foi o alcance de mais de 7 mil famílias.
Resultados: O resultado foi muito positivo, com homenagens através das apresentações culturais dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da equipe técnica, além da participação e envolvimento das famílias na atividade recreativa do bingo e no momento do compartilhamento do buffet.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: O Arraiá Sociá é uma série de ações nos CRAS do município (Praça do CEU, Boa União, Nova Brasília e Riacho da Guia) em comemoração ao São João, com atividades lúdicas e comidas típicas para a população.
Metas: Alcançar as comunidades acolhidas pelos CRAS do Município (Boa União, Nova Brasília, Riacho da Guia e Praça do CEU), levando manifestações culturais alusivas ao São João e promover o fortalecimento de vínculos entre a população.
Resultados: O Arraiá Sociá alcançou mais de 3 mil pessoas, com atividades culturais, comidas típicas, brincadeiras e forró, elementos que não puderam faltar nessa época de São João.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: Julho das Pretas é a campanha de conscientização acerca de devolver visibilidade para as mulheres Pretas. As ações aconteceram nas Unidades do SUS e SUAS, nas Comunidades Quilombolas e nas comunidades acolhidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Metas: O Julho das Pretas visa apresentar a Rede de Proteção à Mulher e debater temas que promovem o empoderamento feminino, sobretudo com o recorte racial.
Resultados: A campanha Julho das Pretas alcançou os usuários das unidades do SUS e do SUAS, bem como os membros da Comunidades Quilombolas e demais comunidades que são assistidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Finalizando com a Mostra Tereza Vive que reforçou tudo que foi trabalhado durante o mês.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: O Mutirão de Atualização do CadÚnico aconteceu no Estacionamento da Prefeitura para realizar atualizações do Cadastro Único para a população de Alagoinhas.
Metas: O Mutirão de Atualização do CadÚnico visa atender o público que está com o cadastro desatualizado há mais de 02 anos.
Resultados: O Mutirão atendeu mais de 900 famílias que estavam com seus cadastros desatualizados, fazendo com que seus benefícios sociais não sofram o risco de cancelamento.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: A Lei Maria da Penha completa 16 anos no dia 07 de Agosto, esse é o mês em que se trabalha a “Campanha Agosto Lilás: Não Se Cale”. As ações aconteceram nas Unidades do SUAS e do SUS, bem como em demais locais de acesso público, contando também com o Seminário Maria da Penha na UNIRB.
Metas: A “Campanha Agosto Lilás: Não Se Cale” tem como objetivo discutir e incentivar o combate às violências cometidas contra as mulheres, convidando toda população para esta luta.
Resultados: A Campanha levou informação para os acolhidos pelas unidades do SUS e do SUAS, bem como contou com abordagens sociais, seminários e oficinas que conscientizaram a população sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: O Mutirão de Atendimentos do CadÚnico foi realizado no Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro (Carneirão) para realizar todos os tipos de atendimentos do Cadastro Único.
Metas: O Mutirão de Atendimentos do CadÚnico visa atender todo público que precisa se inscrever ou realizar atualizações cadastrais no Cadastro Único.
Resultados: O Mutirão atendeu 5.652 pessoas que precisavam de atendimentos referente ao CadÚnico, bem como acolheu crianças com o Programa Criança Feliz e mulheres com a Rede de Proteção à Mulher, que realizaram ações durante os atendimentos.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: Em alusão ao Dia Internacional da Juventude, 12 de Agosto, foi criada a Primeira Semana da Juventude, que foi realizada na Praça Ruy Barbosa, na Biblioteca Municipal Maria Feijó e na Praça dos Esportes.
Metas: A Semana da Juventude busca reunir os jovens numa programação rica de atividades culturais e esportivas, assim como realizar as eleições para o Conselho Municipal da Juventude e propagar a mensagem de que é preciso motivar a juventude para que se façam mudanças desde o presente.
Resultados: A Semana da Juventude levou aos jovens e demais população apresentações, bate-papos, entre outras atividades culturais, também alcançou o objetivo de tornar a juventude ainda mais ativa.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: 19 de Agosto é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, pensando nessa data, foi criada uma programação para se debater a relevância da ocasião, com ações que aconteceram no Mercado do Artesão e na Unidade Municipal de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua.
Metas: A Semana de Luta da População em Situação de Rua busca conscientizar as pessoas acerca da importância de se propiciar condições dignas para que esta população retome sua autonomia, bem como levar a eles atividades culturais, serviços de saúde e autocuidado.
Resultados: A Semana alcançou a população em situação de rua, incluindo os acolhidos pela Unidade de Acolhimento, os usuários das unidades do SUAS e demais munícipes, levando a todos o debate acerca da importância em se lutar por qualidade de vida.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: No dia 22 de Agosto, celebra-se o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, pensando nisso a “Semana da Pessoa com Deficiência: Superar barreiras para garantir visibilidade social” foi estabelecida para discutir a importância de garantir os direitos dessa população. A Semana contou com ações na Câmara Municipal de Vereadores, nas unidades do SUAS e finalizou com uma caminhada que circulou o Centro de Alagoinhas.
Metas: A Semana da Pessoa com Deficiência tem como objetivo convidar a população para fazer parte da luta por uma sociedade equânime, realizando uma Audiência Pública na Câmara de vereadores, ações nas unidades do SUAS e encerrando a semana com uma caminhada que reunirá pessoas com deficiência e demais população.
Resultados: A Semana conseguiu realizar com sucesso as atividades previstas, mostrando a relevância de se lutar pela superação de preconceitos, promovendo também a união de todos em prol de devolver visibilidade e voz para as pessoas com deficiência.
Galeria de Fotos
Descrição da ação: 6 etapas de Entrega de Cestas Básicas.
Metas: Beneficiar 14.208 estudantes matriculado na Rede Municipal da Educação de Alagoinhas, que estavam fora da sala de aula decorrente ao cenário pandemico. As ações aconteceram nos anos 2020 e 2021.
Resultados: Foram entregues 65.302 cestas em 6 etapas para as familias dos Estudantes da Rede Municipal nos anos de 2020 a 2021.
Galeria de Fotos
Deescrição da ação: A Carreta da Mamografia do Projeto Saúde sem fronteiras, rastreamento do Câncer de Mama, realizou exames entre os dias 11 e 26 de abril, tendo como público alvo mulheres entre 40 e 69.
Metas: Realizar 1725 exames.
Resultados: 1344 exames realizados.
Galeria de Fotos